Um dos setores que mais cresce no mundo é o de food delivery. Graças ao conforto, à comodidade e praticidade, as plataformas de entrega de comida caíram no gosto do consumidor, que consegue acessar pelo smartphone uma multiplicidade de comidas e restaurantes, sem sair de casa.
Durante a pandemia de Covid-19, a porcentagem de empresários brasileiros do setor que já usavam o delivery em seus negócios saltou de 54% para 66%, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Um levantamento da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O país foi responsável por 48,77% do volume total de pedidos feitos dessa forma na região, seguido pelo México (27,07%) e Argentina (11,85%).
Além dos aplicativos mais tradicionais, conhecidos do grande público e que reúnem os mais variados tipos de gastronomia – como Rappi, iFood e UberEats -, algumas plataformas apostam em cardápios diferenciados e oferecem serviços personalizados para clientes de todo o Brasil.
Gaya Food
O consumo de alimentos sem glúten, açúcar, lactose ou de origem animal é uma tendência que vem crescendo não só entre os adeptos do veganismo e alérgicos, mas também entre aqueles que não possuem restrições alimentares, mas preferem adotar uma alimentação consciente.
Pensando nisso, o Gaya Food surge como um aplicativo para quem quer se alimentar melhor, reunindo restaurantes, mercados, hortifrutis orgânicos, fornecedores de alimentos congelados e açougues veganos, entre outros estabelecimentos.
Com exclusividade à Forbes Brasil, Paulo Silveira, fundador e diretor da empresa, anunciou que as operações terão início na cidade de São Paulo, e o objetivo é expandir a ferramenta para todo o Brasil. Além do delivery, o app oferece dicas de dietas, receitas, eventos e conteúdos relevantes associados à alimentação saudável por meio do portal Mundo Gaya. O recurso também terá um espaço dedicado a médicos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e personal trainers especializados em alimentação, saúde e prática esportiva.
“Queremos atender às necessidades específicas dos consumidores e reunir empresas que produzem comida inclusiva e saudável, integrando toda cadeia produtiva, desde fazendas orgânicas e indústrias até redes de varejo especializadas”, diz o empreendedor. O aplicativo já está disponível no Google Play e na App Store.
Publicação feita no site da Forbes Brasil – no dia 21 de abril de 2021.
Fonte: 5 aplicativos de delivery de comida para sair do feijão com arroz – Forbes Brasil