Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

As 4 principais regras da vida sem glúten para celíacos

Receber o diagnóstico de Doença Celíaca pode ser um dos momentos mais desafiadores da vida de uma pessoa. A partir desse momento, algumas modificações na rotina e na alimentação precisam ser tomadas para seguir com uma vida saudável.

Por isso, há cinco regras básicas que todo celíaco precisa entender para começar essa mudança, de uma forma mais tranquila.

 

1 – Temos apenas um tipo de tratamento: o único tratamento para a Doença Celíaca é a retirada completa do glúten da alimentação. Até o momento, não existe nenhum remédio que possa curar a DC.

2 – Contaminação Cruzada existe: o maior medo de todo celíaco é a contaminação cruzada. É necessário que o celíaco consuma alimentos seguros e que não tenham risco de estarem contaminados com glúten.

3 – Especialista em rótulos: Sempre leia o rótulo do produto antes de consumi-lo. Você encontrará os dizeres “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten”. Não esqueça de verificar se a empresa colocou alguma informação sobre traços de glúten.

4 – Orientação médica e nutricional: um dos pontos mais importantes é ter ajuda médica e nutricional para receber o diagnóstico e continuar com o tratamento. Todo celíaco precisa de um bom profissional por perto e que realmente entenda de Doença Celíaca.

5 – Apoio de amigos e familiares: ter ajuda de profissionais é essencial, mas receber o apoio dentro de casa, de familiares e amigos, é fantástico. Toda e qualquer mudança de restrição acaba tendo seus altos e baixos, por isso ter o apoio de quem você ama é importante. Assim, conseguirá se adaptar de uma forma muito mais tranquila e com muito mais respeito.

 

Ana Carolina Silveira – @BrasilDoencaCeliaca

Ver todas

Seu mel cristalizou? Desfrute!

Com a sequência de dias frios, é provável que seu mel tenha cristalizado. A cristalização é originada pelos açucares dos méis e varia sua intensidade