Com a sequência de dias frios, é provável que seu mel tenha cristalizado. A cristalização é originada pelos açucares dos méis e varia sua intensidade em função da florada, da umidade do mel e da temperatura ambiente (o mel na caixa de abelhas costuma ter temperatura constante de 35 graus C). Existe uma confusão no mercado de que meles cristalizados são de baixa qualidade, quando na realidade é o oposto, produtos “batizados”, por conta de adição de outros elementos, são produtos que não cristalizam. De maneira geral, podemos dizer que todo mel 100% natural deve em algum momento sofrer processo de cristalização, quando exposto à temperaturas mais baixas.
Para que ele volte ao estado líquido, basta um banho maria, preferencialmente com temperatura até 45 graus, para que suas propriedades medicinais sejam mantidas.
Mas nossa melhor recomendação é que experimente consumir seu mel cristalizado, ele harmoniza perfeitamente com queijos duros, iogurtes, pães e muitas outras combinações. Você irá se surpreender!
Deborah Gaiotto , Idealizadora do Bistrot das Flores, projeto que incentiva a utilização de flores comestíveis nativas e europeias na alimentação.